Ministério da Saúde muda classificação de gênero para atender procedimentos transexuais

  • 22/05/2024
Ministério da Saúde muda classificação de gênero para atender procedimentos transexuais
Ministério da Saúde muda classificação de gênero para atender procedimentos transexuais (Foto: Reprodução)

O Ministério da Saúde alterou a classificação de gênero para mais de 200 procedimentos que poderão ter atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o órgão, objetivo é expandir o acesso aos cuidados de saúde de pessoas transexuais. Com a portaria do MS, homens e mulheres poderão fazer diversos tratamentos e exames que tinham restrição de gênero.

De acordo com o MS, a lista inclui 271 procedimento, entre os quais: vasectomia, tratamentos contra o câncer no útero, parto, mastectomia (retirada das mamas), além de exames específicos para a saúde de ambos os sexos.

A tabela de procedimentos é um documento do Ministério da Saúde que formaliza diversos tratamentos e anteriormente mantinha restrições baseadas em gênero.

A decisão atende a uma demanda do Partido dos Trabalhadores (PT) levada ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021, que argumentava que as restrições de gênero dificultavam o acesso de pessoas trans aos serviços de saúde

Um exemplo são pessoas que se identificam como do sexo feminino não poderia passar por exames de próstata, mesmo que ainda tivesse a região íntima masculina.

Além disso, um homem trans que não tivesse feito a cirurgia de retirada do útero poderia precisar de tratamentos para o órgão reprodutor, mas devido às restrições baseadas em gênero na identidade, enfrentava dificuldades para acessar esses tratamentos.

O documento também inclui cirurgias relacionadas à redesignação sexual, como a construção de vagina e a amputação peniana. Esses procedimentos, no entanto, são realizados pelo SUS desde 2008.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/ministerio-da-saude-muda-classificacao-de-genero-para-atender-procedimentos-transexuais.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Para adquirir uma rádio e um site como esse entre em contato conosco no nosso whatsapp 82 98855-5758 - Viva vencendo host

Top 10

top1
1. Poeira Da Estrada

Daniel

top2
2. Boiadeiro Errante

Eduardo Costa

top3
3. Chora,Viola

Jorge e Matreus

top4
4. Frio da Madrugada

Rionegro & Solimões part. Jorge e Mateus

top5
5. Um novo Vencedor

Damares

top6
6. Deus e eu

Leandro Borges

top7
7. Penielr

Fernanda Brum

top8
8. Até aqui eu cheguei

Voz da Verdade

top9
9.

Midian Lima

top10
10. Deus é Deus

Delino Marçal


Anunciantes